Normalização

Normalização Internacional

Como Organismo de Normalização Setorial para os domínios da Ética e da Responsabilidade Social, o ONS-APEE é a entidade que em Portugal tem como atribuições:

  • Acompanhar o trabalho das Comissões Técnicas ou grupos de trabalho a nível internacional, que estejam no processo de desenvolvimento de normas nos domínios da Ética e/ou da Responsabilidade Social;
  • Suporte às delegações portuguesas que participam nas Comissões Técnicas ou grupo de trabalho.

Neste domínio, o ONS-APEE acompanhou o trabalho do grupo de trabalho da ISO – International Standards Organization em Responsabilidade Social, designado como ISO TMB/WG SR - International Standards Organization Technical Management Board/Working Group on Social Responsibility.

A norma ISO 26000: Guidance on social responsability foi publicada a 1 de novembro de 2010. É aplicável a todo o tipo de organização e orienta as linhas da sua própria integração, centrando-se em sete temas: Direitos Humanos, Práticas Laboras, Ambiente, Práticas Operacionais Justas, Consumo, Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade e Governação Organizacional.

A transposição da norma ISO 26000 para o sistema português da qualidade ficou concluída em outubro de 2011, dando origem à norma portuguesa NP ISO 26000: Guia para a Responsabilidade Social.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag