Normalização

Subcomissão Técnica da Sustentabilidade

Em Abril de 2015 o ONS-APEE constituiu a Subcomissão Técnica da Sustentabilidade integrada na Comissão Técnica de Responsabilidade Social – CT 164 que visa acompanhar os trabalhos do ISO/PC 277 Sustainable Procurement.

O trabalho da Subcomissão é suportado e coordenado pelo ONS APEE.

A Subcomissão Técnica da Sustentabilidade, iniciou os seus trabalhos tendo como objetivo acompanhar a norma internacional ISO 20400 Sustainable Procurement, um referencial que decorre da ISO 26000 Guia para a Responsabilidade Social. 

O desenvolvimento da norma ISO 20400 Sustainable Procurement iniciou-se em 2013 a partir de uma proposta da França e do Brasil. Até ao momento participam do processo 33 países nos quais se inclui Portugal, 7 organizações internacionais e existem 13 países observadores.

Caracterização:

Secretariado: AFNOR

Co-Secretariado: ABNT

Secretária: Isabelle Lambert

Co-Secretária: Leonardo Martins

Presidente: Jacques Schramm até final de 2018

Contacto na ISO: Gerrit Harjung

Data de criação: 2013

Âmbito

Esta Norma fornece orientação para as organizações que integram o desenvolvimento sustentável nos processos de aquisição, independentemente de sua atividade ou dimensão, conforme descrito na ISO 26000 "Orientação sobre a responsabilidade social".

Esta norma destina-se às partes interessadas envolvidas ou afetadas por processos e decisões de aquisição.

Estima-se que a publicação da norma ocorra no início de 2017.

O que são compras sustentáveis?

Processo pelo qual as organizações satisfazem as suas necessidades de bens e serviços de forma a alcançar uma boa relação preço qualidade, gerando benefícios não apenas para a organização, mas também para a sociedade e para a economia e minimizando os danos sobre o ambiente.

Porquê uma norma ISO?

A futura norma ISO 20400 traz valor que ultrapassa a comunidade das entidades que realizam processos de aquisição e compras, ajudando a disseminar práticas de responsabilidade social contidas na ISO 26000: 2010, Guia para a responsabilidade social, em toda a cadeia de abastecimento e, em última análise em toda a economia. 

Qual o contributo da norma?

A norma ISO 20400 irá padronizar diretrizes e princípios para todas as partes interessadas que trabalham com processos de compra internos e externos - incluindo fornecedores, compradores e as autoridades locais - como parte de um esforço para demonstrar boas práticas de compras sustentáveis.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag