Projetos

Diálogo Social e Igualdade nas Empresas

A Igualdade de Género significa a igual visibilidade, poder e participação de homens e de mulheres em todas as esferas da vida pública e privada. O princípio da igualdade de género ao nível do trabalho e de emprego pressupõe o direito de igual acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e à progressão na carreira; a garantia de igualdade salarial entre os dois géneros; a eliminação da segregação do mercado de trabalho; a participação equilibrada de homens e de mulheres na vida profissional e na vida familiar.

O projeto Diálogo Social e Igualdade nas Empresas resulta de uma parceria de desenvolvimento entre entidades da Administração do Estado (CITE e IAPMEI), parceiros sociais (UGT, CGTP-IN e CPP) e organizações de consultoria, de investigação e académicas, como a APEE, CESIS e ISCTE.

O projeto surge integrado na Iniciativa Comunitária EQUAL que tem como principal linha de acção o desenvolvimento de produtos para Empresas nos domínios da Igualdade de Género, da Conciliação entre Vida Profissional, Pessoal e Familiar e da Protecção da Maternidade e da Paternidade, potenciando uma mudança de atitudes e de práticas em matéria de igualdade entre mulheres e homens. O projecto tem um carácter inovador essencialmente pela sua metodologia participativa, actuando directamente com as empresas, incentivando a partilha de experiências inter e intra-empresas e o diálogo social. Este projecto trabalha com e para as empresas.

Os objetivos deste projeto são três: primeiro, o apoio às empresas na promoção de boas práticas em matéria da Igualdade e da não discriminação entre mulheres e homens, da conciliação entre a vida profissional, familiar e privada, e da protecção na maternidade e paternidade; em segundo lugar, o reforço dos mecanismos de encorajamento, reconhecimento, acompanhamento, divulgação de práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens e, por fim, a consolidação da dimensão da igualdade de género no quadro da responsabilidade social que cada vez mais as empresas assumem na sociedade em que se inserem.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag