Práticas RS

O projeto Práticas RS é um estudo sobre as práticas de Responsabilidade Social das PME’s, realizado no âmbito do Projecto da APEE e da APQ (Associação Portuguesa da Qualidade) - “Práticas RS”. Este projecto iniciou-se em 2006, tendo com o objetivo a consciencialização das PMEs para os impactes que as práticas socialmente responsáveis podem ter na sua organização e nas suas atividades. A metodologia utilizada baseia-se num processo de auto-avaliação das organizações participantes, na visita dos assessores do projeto às empresas e o seu feedback e na identificação de práticas e resultados para desenvolvimento de case studies.

Este projeto acolhe a participação de qualquer PME, independentemente da experiência que a empresa tem em ética ou responsabilidade social. O projeto Práticas RS procura dotar as PMEs de instrumentos para auto-avaliação do seu estado atual em matéria de responsabilidade social e medir o seu progresso ao longo do tempo.

O primeiro instrumento a ser utilizado é um questionário, concebido para identificar os esforços que a empresa está a desenvolver, ao nível social, ambiental e económico. Assim, é possível fazer um de diagnóstico, que serve de ponto de partida para que as PMEs possam progredir gradualmente nas práticas de responsabilidade social, de acordo com as suas próprias expetativas e necessidades.

Este projeto contou com com importantes parcerias, tanto ao nível local, com associações e redes locais a funcionar como intermediários, como com outras entidades, nomeadamente com o Jornal de Negócios, com a Direção-Geral da Empresa do Ministério da Economia e Inovação e com o IAPMEI.

 

Pesquisar

Associados

 
with passion by softag