A Academia APEE

    • Promove a conduta ética e socialmente responsável da estrutura e das pessoas que a integram, como exemplo a transpor para todos os ambientes e contextos em que a Academia se move.

    • Valoriza a excelência como fim a atingir na preparação e planeamento das atividades, na seleção e orientação de especialistas, na aplicação dos métodos de aprendizagem e na relação humana com todas as partes interessadas.

    • Considera a diversidade e riqueza dos contextos experienciais de cada participante, integrando no processo de formação as diferentes necessidades e os diferentes estilos de aprendizagem, implicando abordagens formativas em ambientes flexíveis.

    • Na sua metodologia formativa, destaca-se a centralidade que assume o favorecimento do exercício do pensamento crítico, da aplicação, da análise e da síntese/ avaliação, que efetivamente conduza os/as participantes a colocar “a mão na massa” dos conteúdos abordados.

Academia de Formação da Associação Portuguesa de Ética Empresarial – APEE / applied training – promove o reforço das competências profissionais de dirigentes, chefias e quadros das organizações, responsáveis nas suas áreas de intervenção pelas atividades inscritas na missão associativa da APEE, ancoradas na Ética Empresarial e em consonância com:

  • A sua qualidade de Organismo de Normalização Setorial (ONS), credenciado pelo IPQ
  • O suporte que presta ao United Nations Global Compact – Network Portugal
  • A concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Aliança ODS – Portugal

Fundada em 2002, a APEE tem apoiado o modelo de Desenvolvimento Sustentável da UN Agenda 2030, servindo as empresas e organizações em geral, em três planos:

  • Plano económico, pelo suporte a organizações que promovam a criação de valor partilhado para todas as suas partes interessadas e que assumem a sua quota parte de responsabilidade social, no quadro de um ecossistema produtivo e de trabalho digno;
  • Plano ambiental, pela harmonia com o planeta e os recursos que nos disponibiliza;
  • Plano social, pela inclusão, diversidade e busca da felicidade, não deixando ninguém para trás.

É nestes três planos que se fundamenta a atividade da Academia APEE / applied training, apresentando uma diversificada oferta formativa, que procura dar resposta aos desafios decorrentes da implementação de modelos de governance em Desenvolvimento Sustentável, promovendo a ética nas empresas e organizações em geral, com plena integração nas suas práticas de gestão.

O aprofundamento das professional skills assume-se como objetivo central da nossa arquitetura formativa, e os participantes são orientados a aprender a fazer a partir das suas experiências significativas, sensíveis, intuitivas e criativas, sustentando o desenvolvimento simultâneo das soft skills que potenciam a excelência das práticas profissionais.

A par do rigor científico e técnico e da atualização permanente de conteúdos que caraterizam os programas da Academia APEE / applied training, conjugamos diferentes técnicas pedagógicas em ambientes flexíveis, promovendo aprendizagens ativas focadas no treino, na prática e no saber-fazer, porque acreditamos que só as experiências significativas de aprendizagem conduzem aos resultados formativos desejados.

A nossa Training Team integra especialistas de elevada competência, muitos deles membros das Comissões Técnicas em que são criadas as normas produzidas pela APEE e que aportam à formação os contributos mais pertinentes e atualizados sobre as nossas áreas de atuação.

Plano de Formação | 2º Semestre 2023

CULTURA E CÓDIGO DE ÉTICA NA ORGANIZAÇÃO

  • Módulo 1 – Como criar uma cultura de ética na organização

    Duração: 4 horas

    Edição única: 12 de outubro | 14h30 às 18h30

    Ver conteudos

  • Módulo 2 – O desempenho ético da organização

    Duração: 3 horas

    Edição única: 19 de outubro | 14h30 – 17h30

    Ver conteúdos

  • Módulo 3 – NP 4460-1:2007 e NP 4460-2:2010 operacionalização do código de ética na organização

    Duração: 8 horas

    Edição única:
    26 e 27 de outubro | | 14h30 às 18h30

    Ver conteudos 

  • Módulo 4 – Código de ética: seguimento e monitorização

    Duração: 3 horas

    Edição única: 2 de novembro | 14h30 – 17h30

    Ver conteudos 

ÉTICA E PROTEÇÃO DE DADOS

  • Proteção de dados nas organizações: ética, privacidade e transparência

    Duração: 4 horas

    Edição única – 13 e 14 de outubro | 14h30 – 17h30

    Ver conteudos

ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO ANTICORRUPÇÃO

  • Módulo 1 – O fenómeno da corrupção: conceito, formas e implicações. Regras de combate em meio empresarial

    Duração: 8 horas

    1ª Edição – 6 e 7 de setembro | 10h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00

    2ª Edição – 21 e 22 de novembro | 10h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00

    Ver conteudos

  • Módulo 2 – Mecanismo nacional anticorrupção e regime geral de prevenção da corrupção

    Duração: 6 horas

    1ª Edição – 13 de setembro | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00

    2ª Edição – 28 de novembro | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00

    Ver conteudos

  • Módulo 3 – Como implementar um sistema de gestão anticorrupção na organização de acordo com a NP ISO 3700

    Duração: 8 horas

    1ª Edição – 20 e 22 de setembro | 10h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00

    2ª Edição – 5 e 6 de dezembro | 10h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00

    Ver conteudos

FUNDAMENTOS PARA O REPORTE DA SUSTENTABILIDADE

  • Módulo 2 – A relação entre os objetivos de desenvolvimento sustentável e os critérios ESG

    Duração: 4 horas

    1ª Edição – 14 de setembro | 14h30 às 18h30

    2ª Edição – 12 de dezembro | 14h30 às 18h30

    Ver conteudos

  • Módulo 3 – Relatório de Sustentabilidade

    Duração: 8 horas

    1ª Edição – 10 e 11 de outubro | 14h30 às 18h30

    2ª Edição – 19 e 20 de dezembro | 14h30 às 18h30

    Ver conteudos 

 SISTEMA DE GESTÃO DA CONCILIAÇÃO ENTRE A VIDA PROFISSIONAL, FAMILIAR E PESSOAL 

  • Atualização em NP 4552:2022

    Duração: 4 horas

    1ª Edição – 26 de setembro | 09h30 às 13h30

    2ª Edição – 7 de dezembro | 14h30 às 18h30

    Ver conteudos

  • Especialização em NP 4552:2022

    Duração: 12 horas

    Edição única – 2-3-4 de outubro | 14h30 – 18h30

    Ver conteudos

NP 4590: SISTEMA DE GESTÃO DO BEM-ESTAR E FELICIDADE ORGANIZACIONAL

  • Módulo 1 – Preparar a organização para a implementação do sistema

    Duração: 6 horas

    Edição única – 7 e 8 de novembro | 09h30 – 12h30

    Ver conteudos

  • Módulo 2 – Implementar o sistema na organização

    Duração: 8 horas

    Edição única – 29 e 30 de novembro | 09h30 – 13h30

    Ver conteudos

IGUALDADE DE GÉNERO

  • Adotar uma linguagem neutra e inclusiva na organização

    Duração: 3 horas

    Edição única: 26 de setembro | 09H30 – 12H30

    Ver conteudos

BEM-ESTAR ORGANIZACIONAL

  • Violência e assédio em ambiente laboral – estratégias para a sua identificação, prevenção e resolução

    Duração: 12 horas

    1ª Edição – 20 de outubro | 14h30 – 18h30 

    23-24 de outubro | 14h30 – 17h30 

    25 de outubro | 14h30 – 18h30 



    2ª Edição – 15 de dezembro 14h30 – 18h30 

    18-21 de dezembro 14h30 – 17h30 

    22 de dezembro 14h30 – 18h30

    Ver conteudos

  • Enquadramento do teletrabalho na organização

    Duração: 3h30

    Edição única – 9 e 10 de outubro | 09h30 – 13h00

    Ver conteudos

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

  • Os desafios e as oportunidades da descarbonização

    Duração: 8 horas

    1ª Edição – 17 e  18 de outubro | 14h30 – 18h30
     
    2ª Edição – 13 e 14 de dezembro | 14h30 / 18h30

    Ver conteudos 

  • European Green Deal, o Plano de Recuperação e Resiliência e o princípio de não prejudicar significativamente – DNSH

    Duração: 6 horas

    1ª Edição – 26 e 28 de setembro | 14h30 – 17h30

    2ª Edição – 29 e 30 de novembro | 14h30 – 17h30 

    Ver conteudos 

FINANÇAS SUSTENTÁVEIS

  • Abordagem à norma ISO/FDIS 32210: o que precisa de saber sobre a aplicação de critérios de sustentabilidade ao funcionamento das organizações

    Duração: 6 horas

    1ª Edição – 19 e 21 de setembro | 14h30 / 17h30 

    2ª Edição – 14 e 16 de novembro | 14h30 / 17h30

    Ver conteudos

Torne-se associado 

Para ser associado da APEE basta preencher e enviar-nos. 

Contactos

  • Sede

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

  • Lisboa

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.