Eixo I – Responsabilidade Social

Este eixo visa reconhecer as práticas de responsabilidade das organizações entendidas como as práticas que se relacionam com a responsabilidade pelos impactes das decisões e atividades da organização na sociedade e no ambiente através de uma conduta ética e transparente. Este eixo subdivide-se em 10 categorias para melhor enquadrar as iniciativas organizacionais.

  • Governação Organizacional

    • Desenvolver estratégias e objetivos que reflitam o seu compromisso com a RS;
    • Demonstrar compromisso na liderança e na responsabilização;
    • Criação de um ambiente e uma cultura nos quais os princípios de RS sejam exercidos;
    • Criação de sistemas de incentivos económicos e não-económicos para o desempenho de RS;
    • Utilização dos recursos financeiros, naturais e humanos de forma eficiente;
    • Promoção de oportunidades justas para grupos sub-representados;
    • Equilíbrio entre as necessidades da organização e dos seus stakeholders;
    • Estabelecimento de processos de comunicação bidirecional com os seus stakeholders;
    • Encorajar a participação efetiva de trabalhadores nas atividades de responsabilidade social da organização;
    • Equilíbrio entre o nível de autoridade, responsabilidade e capacidade das pessoas que tomam decisões em nome da organização;
    • Monitorizar a implementação das decisões à luz da RS e aferição dos respetivos impactes, positivos e negativos;
    • Rever e avaliar periodicamente os processos de governação da organização.
    • Direito Humanos

      • Sistemas de avaliação sobre os impactes das suas decisões, atividades, produtos e serviços nos direitos humanos das partes interessadas;
      • Mecanismos de resolução de queixas e impactes negativos;
      • Políticas ativas de igualdade de oportunidades e não discriminação.
    • Trabalho Digno e Conciliação

      • Contribuir para a melhoria dos níveis de vida, através do pleno emprego, da segurança no emprego e do trabalho digno;
      • Condições de trabalho, instrumentos ou sistemas que permitam a conciliação entra a vida profissional, familiar e pessoal;
      • Promover o diálogo social, enquanto mecanismo para o desenvolvimento de políticas e soluções benéficas a empregadores e trabalhadores;
      • Programas de competências, que contribuem para o desenvolvimento humano e melhoram a produtividade;
      • Promoção do bem-estar físico e mental dos trabalhadores, incentivando estilos de vida saudáveis.
    • Ambiente – Redução de Impactes

      • Promover a responsabilidade ambiental;
        Implementar programas de avaliação, prevenção, redução e mitigação de riscos e impactes ambientais das atividades e procedimento de resposta a emergências;
      • Compras sustentáveis;
      • Desenvolvimento e difusão de tecnologias e serviços “amigos do ambiente”;
      • Programas de eficiência para reduzir o impacte ambiental causado pela utilização de matérias- primas em processos de produção, produtos acabados, atividades e prestação de serviços.
    • Ambiente, Água e Energia

      • Programas de eficiência energética para reduzir as necessidades energéticas de edifícios, transportes, processos de produção, equipamentos elétricos e eletrónicos, prestação de serviços ou outros fins;
      • Preservação, redução e reutilização da água nas operações e incentivo à conservação da água na esfera de influência.
    • Mercado

      • Observar, promover e incentivar normas de conduta ética e responsabilidade social na Organização e cadeia de valor;
      • Implementar políticas e práticas anticorrupção e envolvimento político responsável.
      • Promover a concorrência justa;
      • Medidas de proteção do consumidor: informação factual e imparcial, práticas contratuais justas, proteção da saúde, segurança e privacidade do consumidor, resolução de queixas e conflitos e promoção do consumo sustentável.
    • Comunidade

      • Fortalecimento institucional da comunidade, através da participação em grupos e fóruns, programas culturais, sociais e ambientais e redes locais;
      • Programas de educação e desenvolvimento de competências;
        Promoção e preservação da cultura e das artes;
      • Criação de emprego, através da expansão e diversificação das atividades económicas e do desenvolvimento tecnológico;
      • Investimento social para a riqueza e criação de rendimento, através de iniciativas de desenvolvimento económico local;
      • Disponibilizar e/ou promover serviços de saúde e estilos de vida saudáveis.
    • Voluntariado

      • Programas nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento de competências, reabilitação urbana e outras.
    • Partes Interessadas

      • Promover um diálogo regular e transparente com as partes interessadas, através de reuniões, conferências, workshops, audições públicas, discussões em mesa redonda, comités consultivos, procedimentos de consulta e informação regulares e estruturados, negociação coletiva e fóruns online;
      • Resolução de conflitos: ações de resposta às preocupações e opiniões expressas;
      • Implementação de processos de melhoria e transparência de decisões e atividades.
    • Comunicação

      • Disponibilização de uma informação completa, precisa, compreensível e atempada sobre os impactes de atividades, produtos e serviços da organização, incluindo a sua previsão de evolução;
      • Divulgar boas práticas;
      • Incentivar à participação os colaboradores e restantes partes interessadas nas atividades de responsabilidade social;
      • Sensibilizar a sociedade civil para os princípios da responsabilidade social.

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