Eixo I – Responsabilidade Social

Este Eixo visa reconhecer as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade das organizações, entendidas como as práticas que evidenciam o modo como as organizações assumem a responsabilidade sobre os impactes das suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente, através de uma conduta ética e transparente.
  • Governação Organizacional

    • Estratégias e objetivos que refletem o compromisso com a ética e a sustentabilidade;
    • Referenciais éticos formalizados, tais como códigos de ética, códigos de conduta, cartas éticas, órgãos internos que acompanham o desempenho ético da organização e canais de comunicação de irregularidades;
    • Formação sobre os valores e princípios defendidos pela organização, ética, integridade, normas de conduta, anticorrupção;
    • Políticas Anticorrupção ou Suborno que definem o compromisso da organização com a ética e a integridade;
    • Sistema de compliance: processos internos que garantem a identificação de todos os requisitos legais, regulamentares, de cliente, setoriais e outros, a que a organização esteja obrigada;
    • Sistema de Gestão Anticorrupção, processos interrelacionados que garantem o compromisso com a ética e a integridade, identificam os riscos e as funções expostas, implementam procedimentos robustos de segregação de funções e capacitação adequada;
    • Modelos de governação inclusivos que respeitam a diversidade de participação, incluindo questões de género, origem, experiência, idade, entre outros. Processos que promovem a transparência e prestação de contas;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Ética na Transformação Digital

    • Acesso equitativo: processos que garantem a inclusão de todos os setores da sociedade, não contribuindo para agravar as disparidades e o gap digital. Garantia de acesso à informação e a procedimentos de formas complementares;
    • Integridade e justiça: processos que asseguram que os sistemas utilizados não originam decisões discriminatórias ou injustas e que garantem a transparência de suporte à tomada de decisão;
    • Privacidade de dados: Processos de recolha, armazenamento e uso de dados pessoais em ambientes digitais que respeitam o consentimento informado, transparência e proteção da privacidade dos indivíduos;
    • Segurança da informação: Processos que garantem a segurança da informação e a proteção contra ciberataques considerando os riscos para a privacidade e a integridade dos dados;
    • Formação: Investimento na literacia digital e requalificação das pessoas para garantir igualdade de oportunidades;
    • Gestão dos impactes ambientais da transformação digital: considerar o consumo de energia das soluções utilizadas e dos resíduos eletrónicos;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Direitos Humanos

    • Políticas de Direitos Humanos, de igualdade de oportunidades e não discriminação, igualdade de género, diversidade, equidade e inclusão;
    • Planos para a igualdade, diversidade e a não discriminação, para promover a diversidade no local de trabalho, garantindo a equidade nas oportunidades de emprego e criando um ambiente inclusivo onde todos/as sintam que há respeito e que o trabalho é valorizado, independentemente de sua origem, identidade ou características pessoais;
    • Iniciativas para consciencialização e defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as;
    • Sistemas de avaliação sobre os impactes das suas decisões, atividades, produtos e serviços nos Direitos Humanos das partes interessadas
    • Canais de comunicação de irregularidades que abranjam os/as trabalhadores/as da cadeia de valor;
    • Direitos Humanos nos trabalhadores da cadeia de abastecimento: processos que permitem acompanhar o exercício dos direitos dos/as trabalhadores/as das cadeias de abastecimento;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Trabalho Digno

    • Salário Digno (Living Wage). Salário que permita assegurar uma habitação segura e digna, comprar alimentos nutritivos, aceder a serviços de saúde, cobrir os custos de transporte, pagar serviços essenciais, como eletricidade, água e aquecimento, comprar roupas e outros itens pessoais, cobrir impostos e outras deduções obrigatórias. Nas famílias com crianças, rendimento suficiente para cobrir os custos de cuidados infantis se ambos os pais trabalharem fora de casa. Idealmente, também deveria permitir algumas poupanças para cobrir despesas inesperadas;
    • Condições de emprego orientadas para a melhoria dos níveis de vida, através da segurança no emprego e dos benefícios que permitem melhorar a qualidade de vida;
    • Condições de trabalho seguras e saudáveis: políticas e estratégias que proporcionam conforto, infraestruturas, instrumentos e equipamentos adequados;
    • Políticas ou sistemas que favorecem a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, através de medidas de conciliação que levam em conta as funções, as condições e o contexto das pessoas, tais como formas de organização do trabalho flexíveis;
    • Políticas e estruturas que promovem a auscultação das pessoas e o diálogo social, enquanto mecanismo para desenvolver soluções benéficas para a entidade empregadora e trabalhadores/as;
    • Programas de desenvolvimento de competências, que contribuem para o desenvolvimento humano, a requalificação e as competências do futuro;
    • Políticas de parentalidade que promovem a informação, a flexibilidade e o exercício da parentalidade para os pais e as mães;
    • Políticas e planos para a igualdade remuneratória entre homens e mulheres;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Bem-Estar Organizacional

    • Políticas e programas integrados de bem-estar organizacional que levem em conta o bem-estar físico, emocional, a saúde mental, a integração social;
    • Políticas e práticas que promovam a adoção de hábitos saudáveis, acesso a cuidados de saúde preventivos, programas de atividade física e promoção de uma alimentação saudável;
    • Políticas e programas de saúde mental que visam reduzir o stress nos locais de trabalho, promover a consciencialização sobre saúde mental, apoio emocional, recursos de saúde mental, como consultas de psicologia;
    • Processos e procedimentos que permitem a identificação e definição de medidas para mitigar os riscos psicossociais;
    • Estilos de vida saudáveis: programas e medidas que conduzam a um estilo de vida mais saudável e sustentável. Pode incluir recomendações de alimentação, exercício físico, cuidados de saúde preventivos, evitar sustâncias nocivas ou técnicas de gestão de stress;
    • Cultura de bem-estar caracterizada pelo apoio, confiança e respeito mútuo, onde as pessoas se sintam valorizados e reconhecidas pelo seu trabalho, e onde existam canais eficazes de comunicação e feedback;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Economia Circular

    • Estratégias de circularidade aplicadas a produtos e sistemas;
    • Incorporação de materiais reciclados nos processos produtivos;
    • Implementação de sistemas eficientes de reciclagem e reutilização de materiais;
    • Gestão de resíduos: implementar estratégias para reduzir a geração de resíduos e maximizar a recuperação de recursos dos resíduos gerados;
    • Sharing Economy: promover modelos de negócio baseados na partilha de recursos, como aluguer de produtos, partilha de habitação, casas de férias, carros e bicicletas, entre outros;
    • Logística inversa: desenvolver sistemas para facilitar o retorno de produtos, embalagens e materiais ao ciclo produtivo, reduzindo resíduos e promovendo a recuperação de materiais;
    • Design de produtos sustentáveis, desenvolve produtos duráveis, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Ação Climática

    • Redução de emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE): implementação de políticas e medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros Gases com Efeito Estufa provenientes de atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desflorestação e agricultura;
    • Energias Renováveis: promoção do uso de fontes de energia renováveis, como solar, eólica, hidroelétrica e biomassa, como alternativas aos combustíveis fósseis;
    • Eficiência energética: implementação de medidas para melhorar a eficiência no consumo de energia em edifícios, transportes, indústria e outras infraestruturas, reduzindo assim as emissões de Gases com Efeito Estufa associadas à produção e uso de energia;
    • Transporte sustentável: promoção de modos de transporte mais sustentáveis, como recorrer a frotas com veículos de baixas emissões, investimento em infraestruturas para carregamento de veículos elétricos. Incentivos ao uso dos transportes públicos, infraestruturas e incentivos para o uso de mobilidade suave;
    • Desenvolvimento urbano sustentável: planeamento e gestão urbana orientados para reduzir as emissões de carbono, incluindo o desenvolvimento de espaços verdes, transportes públicos eficientes, edifícios sustentáveis e planeamento do uso do solo;
    • Preservação da floresta: políticas e projetos para proteger as florestas e combater a desflorestação, incluindo a gestão sustentável de florestas, restauração de áreas degradadas, replantação de espécies autóctones, operações de limpeza, proteção da fauna;
    • Preservação dos oceanos: iniciativas para reduzir a poluição marinha, conservação da biodiversidade marinha, preservação dos habitats costeiros, gestão sustentável dos recursos marinhos, preservação de espécies, combate à pesca destrutiva;
    • Adaptação às alterações climáticas: desenvolvimento de estratégias e medidas para enfrentar os impactos das alterações climáticas, como eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar, escassez de água e alterações nos padrões de precipitação;
    • Agricultura sustentável: promoção de práticas agrícolas sustentáveis, gestão eficiente de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e adaptação da agricultura às alterações climáticas, visando garantir a segurança alimentar;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Gestão de Impactes Ambientais

    • Responsabilidade ambiental: desenvolver programas de capacitação para consciencializar sobre os impactes das atividades da organização;
    • Implementar programas de avaliação, prevenção, redução e mitigação de riscos e impactes ambientais das atividades e procedimento de resposta a emergências;
    • Compras sustentáveis: implementar políticas ou sistemas de compras que integrem critérios económicos, sociais e ambientais para promover a sustentabilidade;
    • Desenvolvimento e difusão de tecnologias e serviços “amigos do ambiente”;
    • Programas de eficiência para reduzir o impacte ambiental causado pela utilização de matérias-primas em processos de produção, produtos acabados, atividades e prestação de serviços;
    • Digitalização: programas de digitalização da atividade recorrendo a sistemas integrados que permitam melhorar processos e atividades e reduzir recursos;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Comunidade e Parcerias

    • Sensibilização e literacia: iniciativas de consciencialização sobre temas relevantes para a sociedade e o ambiente, dirigidos à comunidade;
    • Redes Locais: fortalecimento institucional da comunidade, através da participação em grupos e fóruns, programas culturais, sociais e ambientais;
    • Investimento social: desenvolvimento de programas que gerem riqueza e criação de rendimento, através de iniciativas de desenvolvimento económico local;
    • Cultura: investir, contribuir ou implementar programas de promoção e preservação da cultura e das artes;
    • Voluntariado: programas de voluntariado realizados pela organização na comunidade nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento de competências, reabilitação urbana e outras;
    • Medidas de proteção do consumidor: informação factual e imparcial, práticas contratuais justas, proteção da saúde, segurança e privacidade do consumidor, resolução de queixas e conflitos e promoção do consumo sustentável;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Comunicação e Reporting

    • Transparência: implementação de rotinas de comunicação sobre atividades desenvolvidas, resultados, indicadores de desempenho e outros aspetos relevantes para as partes interessadas, de forma, clara e precisa;
    • Standards internacionais: Efetuar o reporting com recurso a normas e referenciais reconhecidos internacionalmente, tais como as normas do Global Reporting Initiative, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as Normas Europeias;
    • Materialidade: Identificar e priorizar os temas mais relevantes para a organização e os seus stakeholders, considerando os impactes financeiros, ambientais e sociais;
    • Contextualização dos dados: disponibilizar informações que permitam aos stakeholders compreender o contexto das atividades da organização, incluindo análise de tendências, comparações históricas e considerações sobre o ambiente externo;
    • Clareza e acessibilidade: utilizar linguagem clara e acessível, evitando linguagem técnica, para garantir que as informações sejam compreendidas por todos os públicos-alvo. Recorrer a diferentes meios para comunicar a informação;
    • Evidências e fiabilidade: apresentar evidências tangíveis que sustentem as alegações feitas no relatório, facilitando a verificação independente e aumentando a confiança dos stakeholders na precisão e integridade das informações divulgadas;
    • Resultados e impacto: descrever as atividades e indicadores de desempenho, destacando os resultados alcançados e sobretudo o impacto real das iniciativas da organização em termos de sustentabilidade e responsabilidade social;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).
  • Finanças Sustentáveis e ESG

    • Integração de critérios ESG: incorporar a análise de fatores ambientais, sociais e de governação nas decisões de investimento e gestão de portfólio, procurando identificar empresas e ativos que demonstrem um desempenho sólido em questões ESG;
    • Avaliação de riscos ESG: identificar e avaliar os riscos e oportunidades relacionados a questões ambientais, sociais e de governação que possam impactar o desempenho financeiro de uma empresa ou investimento a longo prazo;
    • Avaliação do desempenho: avaliar a empresa em relação a questões ESG, incluindo sua pegada ambiental, práticas de governação, gestão de riscos sociais e responsabilidade perante as partes interessadas;
    • Relatórios e divulgação ESG: divulgar informações detalhadas sobre as práticas, o desempenho e o impacto em questões ESG, promovendo a transparência e a prestação de contas aos investidores e outras partes interessadas;
    • Políticas de investimento responsável: desenvolver e implementar políticas e diretrizes de investimento que integrem considerações ESG em todas as etapas do processo de investimento, desde a análise até à monitorização e processo de decisão;
    • Inovação financeira sustentável: desenvolver novos produtos e instrumentos financeiros que promovam o financiamento de projetos e empresas sustentáveis, como títulos verdes, empréstimos sustentáveis, fundos de investimento socialmente responsáveis e outros;
    • Outros (identificar a ação da organização no formulário de candidatura).

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