A normalização é uma atividade essencial para criar padronizações de elevada qualidade, segurança e fiabilidade em produtos, serviços e formas de atuação organizacional.
A normalização é uma atividade essencial para criar padronizações de elevada qualidade, segurança e fiabilidade em produtos, serviços e formas de atuação organizacional. Não tendo a natureza de lei, são de cumprimento voluntário; contudo, os benefícios para as organizações e para a economia e sociedade em geral são indiscutivelmente significativos:
A atividade de normalização nasceu da necessidade de dar resposta a problemas de natureza técnico-industrial, mas a crescente globalização, os problemas a ela associados e a definição de agendas globais de ação para os mitigar alargou o âmbito das normas para os domínios da proteção ambiental, da inovação, da ética das organizações, da responsabilidade social e da sustentabilidade.
A APEE é uma entidade qualificada pelo Instituto Português da Qualidade – IPQ, como Organismo de Normalização Setorial – ONS, no âmbito do Sistema Português da Qualidade, para os domínios da Ética e da Responsabilidade Social. Isto significa que é reconhecida oficialmente à APEE a competência técnica e a representatividade dos interesses nacionais nesses domínios.
Tendo iniciado a sua atividade como ONS em 2004, a APEE tem um vasto trabalho desenvolvido neste âmbito, quer na coordenação e acompanhamento das suas Comissões Técnicas (CT) e sub Comissões (SCT), quer na representação de Portugal nos comités técnicos europeus e internacionais, bem como no acompanhamento do trabalho que estes produzem. Algumas das normas produzidas pela APEE são, hoje, referência para muitas organizações portuguesas, que as integram nos seus sistemas e práticas de gestão.
Sede
Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
Rua Luís de Camões, nº 64
3750-159 Águeda, Portugal
t. +351 912 549 787
Lisboa
Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº
1050-0128 Lisboa, Portugal
t. +351 213 156 734
m. +351 912 549 787
[email protected]