Ligações

Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) promoveu Sessão Ai.Ethics em Vila Nova de Gaia

No passado dia 31 de março, o Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia, acolheu mais uma sessão de apresentação do projeto Ai.ethics.

Albino Pinto de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal local e Presidente da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, como anfitrião, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a atualidade das questões relacionadas com a Inteligência Artificial (IA).

De seguida, Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal, relevou a importância da ética para a sociedade e para as empresas, apontando que a mesma é decisiva para o êxito da utilização da IA em todas as suas etapas, atendendo, sobretudo, aos impactes destes sistemas nas diferentes partes interessadas.

De seguida, Paulo Nunes, Chief Executive Officer da Two Impulse e Rui Monteiro, Internal Audit Specialist da Ascendi, apresentaram experiências de utilização de sistemas de IA nos respetivos campos de ação, deixando ambos claro que é imprescindível uma abordagem sob a perspetiva ética, tanto na conceção, como na utilização dos mesmos.

Sara Candeias, Chief Executive Director Data & AI do Banco Montepio, apresentou de seguida a experiência do Banco Montepio na implementação de estratégias de ESG, que envolvem também a importância de utilização segura da IA.

Após estas intervenções, foi a vez de Helena Abreu Lopes, Juíza Conselheira do Tribunal de Contas, em ligação virtual, brindar o seu valioso contributo sobre a utilização de Inteligência Artificial nas instituições e na administração pública, em que ficou bem patente como o Tribunal de Contas, em estreita união com os seus congéneres europeus, tem feito um caminho assinalável.

O ponto alto da sessão esteve a cargo de Ana Saraiva, Project Manager da APEE, e de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal. Em conjunto, apresentaram o projeto Ai.ethics, que nasce da Recomendação da UNESCO sobre Ética na Inteligência Artificial e da necessidade da sua aplicação no nosso país. Uma parte importante deste projeto passará pela Plataforma que congregará empresas e outras entidades apostadas num compromisso com a utilização transparente e segura de sistemas de IA. A partir de autoavaliações e da recolha e análise dos impactes detetados, esta Plataforma visa contribuir para uma utilização da IA, baseada na confiança, elemento indispensável para o funcionamento da sociedade e para a sobrevivência das empresas.

Universidade de Coimbra acolheu a Sessão AI. Ethics

Universidade de Coimbra acolheu a Sessão AI. Ethics

No dia 16 de maio, realizou-se no Auditório Student Hub [Edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rua Larga, r/c, 3004-504 Coimbra], mais uma sessão do programa AI.Ethics. 

O evento contou com a abertura de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal, que propôs uma reflexão responsável sobre os limites, oportunidades e responsabilidades que as tecnologias nos trazem. José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, referiu o papel fulcral dos Princípios, Valores e da Ética na Inteligência Artificial. A terminar o painel de abertura, Amílcar Falcão, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, refletiu sobre o efeito da Inteligência Artificial na Sustentabilidade.

Seguiu-se a intervenção de Ernesto Costa, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, com o tema “Ética como Geradora e Suporte de Confiança”. Tal como nos fala a recomendação sobre a Ética na IA da UNESCO, é necessário também que exista uma interligação entre todas as partes interessadas, nomeadamente entre as empresas, os cientistas, os governos, as organizações e as próprias pessoas.

Realizou-se um debate sobre Ética na Inteligência Artificial, moderado por Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal, que contou com a intervenção de Amílcar Cardoso, Vice-Presidente do Instituto Pedro Nunes e de Gonçalo Quadros, Co-Fundador e Chairman da Critical Software.

A sessão encerrou com o segmento “A Ética na Inteligência Artificial”, onde Ana Saraiva, Project Manager da APEE, e Gonçalo Diniz, Consultor da APEE, apresentaram as principais conclusões da Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, documento publicado em 2022, que considera a Ética como base para a avaliação e a orientação normativa das tecnologias de Inteligência Artificial. Foi igualmente apresentado o programa AI.Ethics, mencionando o seu processo de avaliação e as suas diferentes etapas, com vista à emissão de selos de transparência e explicabilidade de algoritmos.

Continuar a ler

Candidatura ao Reconhecimento “Criar Valor com Valores”

Reconhecimento Criar Valor com Valores

A Candidatura ao Reconhecimento Criar Valor com Valores contempla a distinção de Organizações que desenvolvam referenciais de Ética e assumam formal e explicitamente um compromisso com o cumprimento de referenciais de Ética, como forma de criar valor para as suas partes interessadas. Para o efeito é utilizada como estrutura principal de referência a Norma Portuguesa (NP) 4460-1:2007 Ética nas Organizações.

Reconhecimentos a atribuir:

  • Diploma de Admissão ao Reconhecimento.
  • Menção Honrosa do Júri.
  • Reconhecimento do Júri.

Benefícios para as Organizações distinguidas com o Reconhecimento:

  • Oportunidade de publicação do Código de Ética/ Conduta ou documento equivalente, no Website da APEE.
  • Possibilidade de exibirem um “pitch” em evento da APEE.
  • Oportunidade de automaticamente serem candidatas à Medalha de Mérito da APEE, atribuída pela Direção da Associação, em evento público.
  • Possibilidade de integração, a título individual, no Conselho de Ética da APEE, por três anos, na qualidade de “Conselheiro de Ética”, do/a Gerente, Administrador(a) ou CEO da organização premiada.

Período de Candidaturas:

  • As candidaturas da primeira edição decorrem de 1 de junho a 29 de setembro de 2023.

Documentos da Candidatura:

Presidente do Júri:

Luís Natal Marques, Presidente do Conselho Fiscal, UNA Portugal

Membros do Júri:

Ana Saraiva, Project Manager, Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Dulce Forte, Presidente da Direção, Associação Internacionalização e Inteligência Económica 

Gonçalo Diniz, Vogal da Direção, Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Paulo Jorge Monteiro, Ethics and Compliance Specialist 

Ricardo Ferro, Vice-Presidente, Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Continuar a ler

Assessment / Formação

Assessment / Formação

O domínio Assessment / Formação é constituído pela seguinte metodologia de trabalho:

  • Formação: 3 Workshops online sobre Ética nas Organizações: Para quê? Como? Apresentação de Business Cases e Reporting. Cada Workshop terá a duração de 2 horas e incluirá a realização de trabalhos entre Workshops (modalidade flipped learning).
  • Reunião online de Assessment, com duração de até 2 horas, para avaliação de situações e de tipos de Códigos de Ética a alterar ou ciar.
  • Reunião online de Assessment / Formação para acompanhamento da elaboração/ melhoria de Códigos de Ética. O número de reuniões, com duração de até 2 horas, é variável e depende da dimensão da organização (consultar o Regulamento).

Após o período de Assessment/ Formação, a organização, caso assim entenda, poderá candidatar-se ao Reconhecimento Criar Valor, com Valores, ao domínio Comunicação ou integrar um novo grupo do domínio Assessment / Formação.

A equipa técnica da APEE é constituída por especialistas em Ética.

Período de adesão ao domínio Assessment / Formação:

  • As organizações podem aderir ao domínio Assessment/ Formação a qualquer momento, pois a adesão decorre em contínuo.
  • A APEE, face às candidaturas recebidas no presente domínio, produzirá um cronograma de execução.

Continuar a ler

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.