Temos a honra de poder contar pela primeira vez com o IAPMEI como Main Sponsor da SRS. Que expectativas tem para a edição de 2024 que irá ter lugar nas vossas instalações?
É com muita satisfação que o IAPMEI se associa a esta iniciativa e acolhe de novo a Semana da Responsabilidade Social, na sua 19ª edição. Temos para com as empresas portuguesas a enorme responsabilidade de sensibilizar e promover as melhores práticas de Ética e Responsabilidade Social, alcançando a competitividade de forma sustentável e justa, designadamente apostando na proteção e utilização sustentável dos recursos e em melhores práticas de emprego e de promoção da coesão social. Esperamos que esta iniciativa seja mais um passo, um contributo eficaz, para alcançar esse objetivo.
Os temas escolhidos são relevantes para “O Nosso Futuro Comum”, pelo que será seguramente uma oportunidade de reflexão e de partilha de experiências, em prol da construção de conhecimento coletivo, que estimule uma visão e uma concretização de um futuro mais sustentável, justo e próspero.
A escolha do tema alinha com o trabalho que temos vindo a desenvolver junto da envolvente empresarial, no sentido de sensibilizar e de capacitar as empresas para as mudanças necessárias e com o propósito de promover a transparência e a sustentabilidade dos produtos no mercado europeu.
O Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis, apresenta o Passaporte Digital de Produto como uma das medidas a implementar, de forma a garantir ao consumidor e às empresas toda a informação detalhada sobre cada produto, concretizada numa identidade digital única. Na nossa sessão iremos partilhar os resultados de um estudo dedicado a este tema, bem como a partilha de projetos e práticas já em curso, em setores considerados prioritários.
Temos procurado concretizar iniciativas de apoio à adoção do Passaporte Digital de Produto, incentivando práticas de produção e consumo responsáveis, num contexto em que a competitividade empresarial irá diferenciar-se pela sustentabilidade dos produtos, incrementada pela inovação tecnológica.
Estas sessões, que a Academia de PME do IAPMEI vem organizando em parceria com a APCER, têm tido um grande acolhimento por parte das empresas, o que demonstra uma preocupação crescente com o impacto que as exigências do reporte não financeiro poderá ter na sua atividade e competitividade dos seus negócios.
E as empresas participantes manifestaram a necessidade de acederem a mais informação e apoio para colocarem em prática o conhecimento adquirido, nomeadamente em temas como a taxonomia, o cálculo da pegada de carbono por tipo de produto e por setor de atividade, metodologia de recolha e sistematização de evidências/práticas para a elaboração dos relatórios, entre outros, o que valida a nossa atuação e nos faz apontar para novos objetivos nesta matéria.
De entre as inúmeras iniciativas que promovemos e às quais estamos associados, posso destacar:
A nossa parceria com a AICEP para capacitar as PME portuguesas oferecendo formação gratuita em ESG, alertando-as para as suas obrigações futuras.
A parceria com a CMVM, da qual destaco um projeto de gestão de risco que visa a promoção da sustentabilidade das empresas e, em particular, o reforço da governance interna, para que as empresas identifiquem os elementos e riscos que mais impactam a sua atividade e, consequentemente, o seu crescimento sustentável;
A parceria estabelecida com a RDP Internacional com vista à promoção de conteúdos relativos a sustentabilidade e princípios ESG, nos quais são partilhados exemplos de Boas Práticas de Sustentabilidade das nossas PME, sendo que convido todos a ouvir o podcast Mapa da Sustentabilidade na RTP Play. Temos 23 Podcast emitidos e mais se seguirão.
E quero ainda dar nota do projeto interno, que estamos a desenvolver e em breve levaremos para o terreno, designado “PME na Rota da Sustentabilidade”, transversal a todas as nossas áreas de atuação e que conta com cerca de 40 iniciativas, concebidas numa abordagem holística e de cadeia de valor das PME.
O nosso futuro comum assenta no desenvolvimento sustentável coletivo, com decisões e ações concretas em matéria de ambiente, equidade e inclusão, procurando criar condições para um mundo mais próspero e justo.
Queremos que as empresas estabeleçam compromissos consistentes com a criação de valor sustentável nos seus negócios e a integração de práticas responsáveis. Daí resultarão benefícios não só para as empresas e para o crescimento económico, mas para toda a sociedade.
O IAPMEI, está e continuará empenhado em sensibilizar, capacitar, partilhar boas práticas e disponibilizar ferramentas úteis para o percurso das PME na sustentabilidade e, neste caminho, as empresas podem contar com o IAPMEI como parceiro.
Sede
Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº
1050-0128 Lisboa, Portugal
t. +351 213 156 734
m. +351 912 549 787
[email protected]
Delegação
Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
Rua Luís de Camões, nº 64
3750-159 Águeda, Portugal
t. +351 912 549 787