SRS 2023 | CCA Law Firm

A Semana da Responsabilidade Social, com realização anual desde 2006, tem este ano como tema central a “Governação Organizacional Responsável”, fundamentado na importância da adoção de práticas e políticas que promovam a Transparência, a Ética, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade.

O tema da edição de 2023 encontra-se alavancado na abordagem holística da NP EN ISO 26000 – Linhas de Orientação da Responsabilidade Social.

Em entrevista, Domingos Cruz, CEO e Managing Partner da CCA Law Firm, afirma que “Na CCA Law Firm temos um know-how forte em Inteligência Artificial, e em Governance e Ética que com ela se relacionam. Este know-how que temos internamente é, também ele, conhecimento que queremos partilhar e que considerámos ser uma mais-valia para participarmos na SRS 2023

Temos a honra de poder contar com a participação da V/ organização nesta iniciativa anual. Quais as razões que levam a associar-se à SRS 2023?

Na CCA Law Firm temos um know-how forte em Inteligência Artificial, e em Governance e Ética que com ela se relacionam. Este know-how que temos internamente é, também ele, conhecimento que queremos partilhar e que considerámos ser uma mais-valia para participarmos na SRS 2023. A verdade é que estamos cada vez mais preocupados com os temas de Governance e, por esse motivo, achamos que temos um papel a desempenhar junto dos nossos stakeholders. São estes os motivos que levam a CCA Law Firm a associar-se à SRS 2023, tendo em conta o tema deste ano “Governação Organizacional Responsável”, permitindo-nos trazer estes temas à discussão e fazer parte desta iniciativa.

De que forma é que a CCA Law Firm materializa a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade na sua estratégia de negócio?

Mais do que estratégia, gostamos antes de falar numa cultura de sustentabilidade. Esta cultura é o que procuramos internalizar em todas as áreas do nosso negócio. Para o fazer, utilizamos vários métodos, quer internos quer externos, de forma a conseguirmos chegar a todos os nossos stakeholders da forma mais eficiente e responsável possível.

Por um lado, internamente, via adoção de medidas e ações desenvolvidas atendendo aos princípios do UN Global Compact e aos nossos ODS prioritários, com políticas e ações desenvolvidas com vista a um trabalho digno e à redução das desigualdades, através da formação de lideranças e abordando, também, o tema da saúde mental.

Por outro lado, externamente, onde, para além das ações de sensibilização, como sejam a nossas conferências CCA ON Time na Sustentabilidade, que começaram em 2021, e que procuram sensibilizar, influenciar e abrir novas perspetivas para variadas temáticas, temos ainda ações de formação, como a 1ª edição da CCA AI Governance Academy, que irá realizar-se durante também durante o mês de novembro. Desta forma, e através destas iniciativas, procuramos que todas as áreas e departamentos estejam despertas, e cada vez mais atentas, aos aspetos ambientais, sociais e de governance.

São participantes da UN Global Compact Network Portugal. Quais os principais benefícios que retiram da integração nesta rede que este ano celebra 20 anos?

É com muito orgulho que nos associamos e participamos junto da UN Global Compact Network Portugal, de forma a poder partilhar um espaço de diálogo juntamente com outras empresas, onde também se incluem os nossos pares.

Já tivemos, também, a oportunidade de participar no Business & Human Rights Accelerator, beneficiando de todo o apoio que a estrutura em Portugal nos deu para desenvolver o nosso plano de ação nesta matéria.

Escolheram a Inteligência Artificial como tema da vossa sessão na SRS 2023. Quais os principais desafios que se colocam quando falamos desta temática?

O maior desafio que temos, ao falarmos em Inteligência Artificial, é na forma como esta é utilizada e como podemos tirar o maior partido dessa utilização.

Na nossa visão, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que, não só nos ajuda na nossa profissão, como nos ajuda a dar respostas e a atingirmos resultados no nosso trabalho e junto dos clientes. É por este motivo que a incorporamos no nosso dia a dia e não temos medo de a utilizar. O importante a reter é que a sua utilização não poderá, nunca, descurar a qualidade, e é nesta perspetiva que está o desafio. Consideramos que o espírito crítico e analítico de uma pessoa, e a sua análise, ainda é insubstituível.

Quais os principais riscos que se colocam às empresas pela utilização da IA?

Para que a utilização da inteligência artificial seja feita da melhor forma possível, é importante existir uma aposta na formação que é dada às pessoas nas empresas, não só porque ajudará a promover uma utilização eficiente e de qualidade, mas também ética e responsável. Isto, porque, a empresa tem também de se salvaguardar, mantendo um conhecimento amplo do que se passa na estrutura e instruindo os suas pessoas naquela que deverá ser a utilização a dar, ou não, às ferramentas de IA adotadas. Caso contrário, poderá correr-se o risco de não utilizarem a ferramenta por desconhecimento ou, por outro lado, que a sua utilização seja indevida, não estando desperta para os riscos que resultados inesperados ou incorretos possam gerar. É importante que, ainda que com a IA, as pessoas continuem a pensar de forma crítica e criativa na solução dos desafios diários junto dos clientes.

Na CCA temos uma política que incentiva à sua utilização, fazendo-o, sempre, com base nas melhores práticas de Governance e de ética, tendo, para o efeito, criado a Política de adoção e utilização de novas tecnologias e de sistemas de Inteligência Artificial (NTSIA), que demonstra, também, a grande preocupação que temos com esta temática.

Que iniciativas ou projetos estão previstos realizarem em 2023/2024 para envolver e sensibilizar as vossas Partes Interessadas em matéria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade?

Na CCA, ao longo de 2023, tivemos vários projetos e iniciativas que se desenvolveram, tendo por foco a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, sendo que menciono aqui alguns. Por um lado, o cálculo da nossa pegada carbónica, realizado este ano mas referente ao ano de 2022, que nos permitirá, durante o ano de 2024, iniciar medidas de implementação e de correção face aos dados registados. Por outro, junto dos nossos colaboradores, teve início o programa CCA Nómada. Este programa foi criado para que as pessoas da CCA possam melhor equilibrar a sua vida pessoal/profissional, incentivando a que o trabalho possa ser realizado remotamente até 30 dias consecutivos por ano. Assim, é possível fazer face a quaisquer circunstâncias pessoais que possam existir, oferecendo uma outra liberdade e flexibilidade para a realização de funções.

Para 2024 queremos, acima de tudo, dar continuidade à preocupação que temos, constantemente, com as pessoas CCA e pretendemos melhorar as políticas de parentalidade e de work-life balance. Adicionalmente, iremos implementar uma política de fornecedores que procura difundir, junto destes, os nossos princípios e sensibilizá-los para os temas de sustentabilidade.

Que mensagem final deixa aos vossos stakeholders, que lhes permita acelerar a sua ação para uma Governação mais responsável?

Creio que a mensagem principal a passar é que não podemos esperar que haja legislação que nos obrigue a fazer aquilo a que, eticamente, já nos encontramos obrigados a fazer. Passo a passo podemos fazer este caminho, identificando os principais riscos e temas que devem ser acautelados e traçar, então, um plano de ação.

É por isto que a CCA Law Firm procura, cada vez mais, desenvolver ações de sensibilização, alertas, e lançar temas à discussão junto de todos os seus stakeholders, é importante sabermos que não estamos sozinhos nem precisamos de estar sozinhos. A partilha de boas-práticas é fundamental na aceleração de uma governação mais responsável.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.