SRS 2023 | Grupo BEL

A Semana da Responsabilidade Social, com realização anual desde 2006, tem este ano como tema central a “Governação Organizacional Responsável”, fundamentado na importância da adoção de práticas e políticas que promovam a Transparência, a Ética, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade.

O tema da edição de 2023 encontra-se alavancado na abordagem holística da NP EN ISO 26000 – Linhas de Orientação da Responsabilidade Social.

Em entrevista Marco Galinha, CEO do Grupo BEL, afirma que “No Grupo BEL, temos como lema criar empresas de valor, com valores. Por termos esta visão e estes princípios que norteiam a nossa atuação empresarial e, também, porque reconhecemos a Semana da Responsabilidade Social como fórum privilegiado para avaliar o estado da arte nesta área, aderimos a esta iniciativa com grande empenho para dar a conhecer o que estamos a desenvolver nestas matérias.”

Temos a honra de poder contar com a participação da V/ organização nesta iniciativa anual. Quais as razões que levam a associarem-se à SRS 2023?

Acreditamos que a única estratégia a seguir pelas empresas é a da governação responsável em todas as suas dimensões. No Grupo BEL, temos como lema criar empresas de valor, com valores. Por termos esta visão e estes princípios que norteiam a nossa atuação empresarial e, também, porque reconhecemos a Semana da Responsabilidade Social como fórum privilegiado para avaliar o estado da arte nesta área, aderimos a esta iniciativa com grande empenho para dar a conhecer o que estamos a desenvolver nestas matérias.

O Grupo BEL tem estabelecido compromissos importantes nos últimos anos, nomeadamente com a APEE e com a UN Global Compact Network Portugal. Esses compromissos contribuem para que o Grupo BEL possa construir o caminho para um futuro sustentável?

Seguramente que sim. Não estamos sozinhos nesta caminhada que visa criar um futuro melhor para as próximas gerações. É fulcral associarmo-nos a estas iniciativas como forma de garantir que nos mantemos na rota correta para cumprir aqueles que são os principais roteiros para um mundo melhor, nomeadamente a Agenda 2030 e o Acordo de Paris. Estar envolvidos nestas redes dá-nos uma visão mais profunda sobre o que os nossos parceiros estão a fazer, permitindo-nos adquirir ferramentas mais eficazes para abordar um problema sério e incontornável, enquanto nos dá a possibilidade de também nós partilharmos aquilo que fazemos e propomos para o futuro das nossas empresas.

Escolheram “Eletrificação de frotas: Os desafios para o Ambiente e para as Empresas” como tema da vossa sessão na SRS 2023. Quais os principais desafios que se colocam quando falamos desta temática?

A escolha deste tema prende-se essencialmente com duas das metas mais visíveis que temos para os próximos anos: o aumento da produção própria e consumo de energia renovável e a crescente eletrificação das nossas viaturas de distribuição logística. Se são inegáveis os benefícios que da eletrificação da frota para o Ambiente, não podemos ignorar o desafio que isso representa para as empresas. Estaremos preparados enquanto país para garantir que nos próximos anos a frota de distribuição logística será 100% elétrica? Teremos os recursos, como postos de carregamento rápidos e número de postos de carregamento, para assegurar que os carros que estão na rua a fazer estes serviços continuam a cumprir prazos de entrega sem aumentar de forma incomportável os custos para as empresas? Serão algumas das perguntas que estarão em cima da mesa e, com um painel tão rico como o que vai compor a nossa sessão, esperamos sair da mesma com algumas linhas orientadores para nos guiar neste processo.

Sendo um Grupo empresarial têm uma responsabilidade social sobre a vossa cadeia de valor. Consideram que as empresas estão preparadas para o contexto regulatório que está a ser desenvolvido?

Temos bem presente a importância do papel que devemos desempenhar na promoção da Sustentabilidade ao longo da nossa cadeia de valor. Valorizamos as expectativas dos stakeholders, através do diálogo, envolvimento e reflexão conjunta. Procuramos influenciar positivamente os nossos parceiros, pela forma como atuamos nas dimensões ESG e sentimos que o momento é de ação. As empresas que não percebam que temos de criar uma sociedade mais sustentável estão a criar um problema sério para as novas gerações. O contexto regulatório que está a ser desenvolvido deve ser encarado como uma oportunidade e não como um constrangimento, pelo que as empresas devem aproveitar todos os mecanismos ao seu alcance para dar um passo em frente nesta área.

Que iniciativas ou projetos têm em vista para sensibilizar as vossas Partes Interessadas em matéria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade?

O ano de 2022 marcou uma mudança de paradigma para o Grupo BEL, como se pode comprovar pela consulta do Relatório de Sustentabilidade que apresentámos recentemente. Criámos a Comissão ESG e o Departamento de Sustentabilidade, reestruturámos a Comissão de Ética e consolidámos o Departamento de Compliance. Esta reorganização da nossa estrutura permite-nos abordar esta matéria de uma forma mais robusta e responder mais rapidamente aos desafios que vão surgindo. Podemos destacar algumas medidas que já estão a ser preparadas para o próximo ano, como a implementação de um plano de saúde mental, o BEL BEING, estamos já a desenvolver um programa de voluntariado corporativo e criámos o Prémio de Sustentabilidade. São alguns exemplos de iniciativas que acreditamos possam acrescentar real valor à nossa atividade e a todas as partes interessadas.

Que mensagem final deixa aos vossos stakeholders, que lhes permita acelerar a sua ação para uma Governação mais responsável?

Não podemos ficar parados. Independentemente das motivações que cada um possa ter para cumprir a agenda 2030 das Nações Unidas, seja por pressão legislativa, seja porque reconhecer que a criação de valor para a sociedade é a melhor estratégia de negócio, importa estar alinhado e acelerar a mudança que se impõe. As ações que tomarmos no imediato vão ter impacto amanhã, só há um caminho a fazer e esse caminho é o da Sustentabilidade e da Governação Responsável.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.