
United Nations Global Compact
A UN Global Compact é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo mobilizar empresas e organizações em todo o mundo para a adoção de princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Ambiente e Anticorrupção. Lançado em 2000, pelo então Secretário-Geral da ONU Kofi Annan, o UN Global Compact é uma plataforma voluntária que incentiva as empresas a alinharem as suas operações e estratégias com
Dez Princípios baseados em tratados internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
As empresas que aderem ao UN Global Compact comprometem-se a integrar os Dez Princípios nas suas políticas e práticas de negócio, bem como a apoiar a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
O UN Global Compact desempenha assim um papel importante na promoção da sustentabilidade corporativa, no fortalecimento da governação empresarial e na contribuição para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.
Ao reunir empresas, organizações da sociedade civil, agências da ONU e outros stakeholders, o UN Global Compact procura promover uma economia global mais justa, inclusiva e sustentável.
Atualmente a iniciativa reúne mais de 24000 organizações em 160 países, constituindo a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo.

United Nations Association – UNA Portugal
A APEE é Associada Fundadora da
United Nations Association Portugal (UNA Portugal) – Associação Unidade das Nações.
A United Nations Association Portugal (UNA Portugal) foi formalmente constituída em junho de 2022 e resulta de um movimento de cidadãos que têm como propósito contribuir para uma consciência global, que estão empenhados em contribuir para uma cidadania ativa, que sentem necessidade de intervir cada vez mais, na busca de respostas e soluções para os problemas atuais de um mundo em grande mudança.
A UNA Portugal é uma associação abrangente, inclusiva e paritária. O seu papel passa pela difusão da Carta das Nações Unidas (UN) e dos seus Princípios, colaborando com todas as organizações que trabalham nesses domínios e ser a voz da sociedade portuguesa junto das instâncias internacionais. É uma associação interventiva, que contribui no terreno, com ações e projetos em áreas em que a intervenção da sociedade civil é mais do nunca necessária.
Um dos contributos da UNA Portugal será o de agregar pessoas que pensam coletiva e globalmente, para enfrentar os desafios do mundo de hoje, em conjunto com organizações congéneres existentes em quase todos os países. Em Portugal a associação atua localmente através de ações e projetos sobre temas sociais e de direitos humanos, alinhados com os princípios das Nações Unidas (UN) e seguindo as próprias sugestões de Agenda 2030.
Desenvolvendo o conceito de cidadania global e intervindo na sociedade portuguesa e não só, uma vez que a UNA Portugal pretende cooperar com as outras UNA que existem na maioria dos países, pretende sensibilizar as Pessoas e as Organizações para responderem aos desafios globais e aos problemas atuais do Planeta.
Política de Eventos Sustentáveis
A APEE é um Organismo de Normalização Setorial Português, nos domínios da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, e é subscritora dos Dez Princípios do United Nations Global Compact, que abrangem áreas fundamentais como Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Anticorrupção. Estes princípios orientam as práticas da APEE, assegurando que a associação opera de forma ética, responsável e sustentável.
Desta forma, pretendemos ampliar os impactes positivos e reduzir o número e o grau dos impactes negativos dos eventos, nas esferas ambiental, social e económica.