SRS 2021 | Planeta, Pessoas, Propósito - Universidade de Coimbra

 Pessoas: o principal ativo e motor do desenvolvimento da Universidade de Coimbra

Num ano que continuará a ser marcado pelos desafios de uma pandemia à escala global, a Semana da Responsabilidade Social 2021, promovida pela APEE e pela GCNP, e a decorrer entre os dias 21 e 25 de junho, centra atenções em três eixos estratégicos “Planeta ▪ Pessoas ▪ Propósito”. O Planeta, que permite e acolhe a vida das Pessoas, que o habitam e cuidam através de um Propósito, que as move e orienta.
De uma forma crescente, estes temas – a conservação dos ecossistemas, o bem-estar das populações e o propósito das organizações -, alinhados com um modelo de desenvolvimento sustentável, assumem uma importância sinérgica, promotora de uma sociedade mais justa, próspera e equilibrada.
A Universidade de Coimbra associa-se, uma vez mais à Semana da Responsabilidade Social, coorganizando, em 2021, uma conferência sobre “Governação das Organizações e Integridade: Pessoas, Tecnologias e a Dimensão Global”.
Em entrevista, Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, afirma que “a Universidade reconhece as pessoas como o seu principal ativo e motor do desenvolvimento”, reforçando que “são as pessoas (estudantes, professores, funcionários, etc) que idealizam e desenvolvem projetos (científicos e não científicos), sendo também elas as protagonistas na sua implementação e dinamização”.
Para Amílcar Falcão, “é urgente reforçar a consciência e a ação cívica, avaliar impactos e responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro”.

APEE/GCNP: Num mundo em constante evolução, como é que se conjuga a relevância histórica de uma instituição como a Universidade de Coimbra (UC) com a aposta na tecnologia, no desenvolvimento de novos projetos e, no fundo, no futuro mais sustentável? Considera que esta aliança entre o passado e o futuro é um dos principais fatores de diferenciação da UC?
AF: A Universidade de Coimbra (UC) celebra este ano 731 anos. É um número que apela à memória da instituição e simultaneamente ao que queremos para o seu futuro. É um número só alcançável por instituições que ao longo da sua existência se souberam posicionar de forma consistente à frente do seu tempo e sempre com os olhos postos no futuro, continuando com o mesmo espírito de antecipação em relação às tendências para as próximas décadas. A UC soube e continuará a saber adaptar-se não só às necessidades emergentes, mas também antecipar as necessidades futuras.

Ler mais...

Semana da Responsabilidade Social 2021

Semana da Responsabilidade Social 2021: de 21 a 25 de junho de 2021.

 

A Semana da Responsabilidade Social 2021 começa já na segunda-feira!

A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial em parceria com a Global Compact Network Portugal e o apoio de 13 Entidades Coorganizadoras, contará com 20 conferências e mais de 100 oradores para, entre 21 e 25 de junho, debater o grande tema de 2021 "Planeta ▪ Pessoas ▪ Propósito".

A SRS 2021 irá decorrer em formato digital através da plataforma Hopin.

Inscreva-se gratuitamente nos 2 Fóruns:

Participe!

 

Coorganizadores: Accenture Portugal | AdP - Águas de Portugal | Bureau Veritas Certification | Pedra Base - Consultoria e Formação | Tabaqueira | Universidade de Coimbra | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa | Instituto Português da Qualidade - IPQ | IAPMEI | The Minimal Magazine | Universidade Europeia
Apoio: Jerónimo Martins

 

SRS 2021 | Planeta - Pessoas - Propósito

 

 

Num ano que continuará a ser marcado pelos desafios de uma pandemia à escala global, a Semana da Responsabilidade Social 2021, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial em parceria com a Global Compact Network Portugal, irá centrar atenções em três eixos estratégicos: o Planeta, que permite e acolhe a vida das Pessoas, que o habitam e cuidam através de um Propósito, que as move e orienta.

De uma forma crescente, estes temas – a conservação dos ecossistemas, o bem-estar das populações e o propósito das organizações -, alinhados com um modelo de desenvolvimento sustentável, assumem uma importância sinérgica, promotora de uma sociedade mais justa, próspera e equilibrada.

Serão 5 dias de debate e reflexão com a participação de especialistas, líderes empresariais, representantes da academia, da administração pública e da sociedade civil.

Inscreva-se, desde já, nos 2 Fóruns que compõem a SRS 2021: #RaisingAmbition e #StepUp

SRS 2021 | Planeta ▪ Pessoas ▪ Propósito
21 e 22 de junho, 2021 | #RaisingAmbition
Inscrições aqui


SRS 2021 | Planeta ▪ Pessoas ▪ Propósito
23, 24 e 25 de junho, 2021 | #StepUp
Inscrições aqui

 

Percorra o palco principal, assista às sessões temáticas, faça networking com os participantes e saiba o que os Parceiros da SRS 2021 prepararam para si na área de Exposição.

 

Conferência "O Pilar Social das Finanças Sustentáveis"

Conferência "O Pilar Social das Finanças Sustentáveis" 

 

REGISTO AQUI

 

No próximo dia 6 de maio, a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial promove um debate alargado sobre o Pilar Social das Finanças Sustentáveis com a participação de especialistas e entidades de financiamento, investimento e regulação.

Peter Young, Chair do Comité Técnico de Sustainable Finance da ISO - International Organization for Standardization será o keynote speaker de uma conferência que contará com a participação de Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial; Gabriela Figueiredo Dias, Presidente do Conselho de Administração da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon; Miguel Almeida, Presidente do Fundo de Apoio Municipal (FAM); Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio; Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas; e Sofia Santos, Sustainable Finance Specialist.

Registo aqui.

#SustainableFinance

 

Organizações e Bem Estar

O Bem Estar nas Organizações é um novo desafio. Hoje as Organizações são cada vez mais dependentes do "conhecimento" dos seus membros, desde trabalhadores a prestadores de serviços. Estamos longe do tempo em que a força e o tempo eram os fatores que definiam o trabalho. Hoje, na Sociedade do Conhecimento, é o conjunto de competências, a vontade de as usar, a possibilidade e a disponibilidade para o fazer. 

Está em criação uma Comissão Técnica para a Normalização neste domínio. 

 

UNGC em Portugal

Conheça a atividade da Global Compact Network em Portugal, de que a APEE é a Organização "Host". Criámos um website próprio globalcompact.pt - não deixe de ver!

A SONAE e European Round Table for Industry (ERT)

A ERT publicou um Relatório sobre "Women in Leadership positions, Voluntary Targets 2021" . A SONAE é a única portuguesa entre as mais prestigiadas Corporações de base Europeia. Ver o relatório completo AQUI .

Abaixo as metas assumidas pela Sonae:

 

Sobre a ERT:
"The European Round Table for Industry (ERT) is a forum that brings together around 60 Chief Executives and Chairs of major multinational companies of European parentage, covering a wide range of industrial and technological sectors. ERT strives for a strong, open and competitive Europe as a driver for inclusive growth and sustainable prosperity. Companies of ERT Members are situated throughout Europe, with combined revenues exceeding €2 trillion, providing around 5 million direct jobs worldwide - of which half are in Europe - and sustaining millions of indirect jobs. They invest more than €60 billion annually in R&D, largely in Europe."  
 

 

5.º ANIVERSÁRIO | ALIANÇA ODS PORTUGAL

 

A ALIANÇA ODS PORTUGAL comemora a 20 de janeiro de 2021 o seu 5.º Aniversário. Num contexto global de grandes desafios sociais, económicos e ambientais, o ODS 17 adquire uma relevância acrescida, reforçando a importância do multilateralismo, da cooperação e das parcerias. Princípios basilares da Aliança ODS Portugal, que conta hoje com uma sólida estrutura de Organizações e Embaixadores.

Em plena "Década de Ação", a Global Compact Network Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, dedica o 5.º Aniversário da Aliança ODS Portugal à necessária transformação para alcançar os ODS com o tema "Agenda 2030: Construir o Futuro, Agir com Impacto".

O evento comemorativo que, todos os anos, procura dar destaque ao trabalho desenvolvido em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável decorrerá, pela primeira vez, em formato digital através da Plataforma HOPIN, contando com seis temas estruturais:

  • Capacitação, Inclusão e Saúde
  • Biosfera, Alimentação e Água
  • Consumo e Produção Responsável
  • Descarbonização e Energia
  • Smart Cities
  • Transição Digital

Inscreva-se, desde já, no 5.º Aniversário da Aliança ODS Portugal aqui.

Votos de Boas Festas.

 

Pertinência e premência da Economia Circular em tempos de Covid e Pós-Covid

 

  Ricardo Lopes Ferro
  Presidente do ONS - Organismo de Normalização Setorial / APEE
  Membro da Delegação Portuguesa no ISO/TC 323
  Presidente da Subcomissão Técnica para a Economia Circular

 

O crescimento ilimitado num mundo de recursos limitados não é sustentável. Esta afirmação já era insofismável antes do Covid-19, mas esta pandemia veio reforçar a importância do consumo local, quer pela sustentabilidade económica das comunidades, quer pela garantia de fornecimento de produtos e matérias-primas. Desta forma, a Economia Circular (EC) passou a ter um reforço estratégico na sua adoção. Como chegámos a este ponto e como operacionalizar esta estratégia são o desígnio deste artigo.

Ler mais...

Miguel Almeida sobre Finanças Sustentáveis - o papel das finanças sustentáveis no mundo pós covid-19

 

Miguel Almeida
Presidente da Direção Executiva do Fundo de Apoio Municipal
Membro da Subcomissão Técnica de Finanças Sustentáveis do ONS - APEE

A situação sem precedentes que vivemos atualmente, provocada pelo surto de coronavírus é, primeiramente, uma questão social que ameaça a saúde e o bem-estar da população mundial, cujos efeitos irão desencadear, inevitavelmente, numa nova crise económica global. Os choques económico-financeiros provocados pelo impacto da pandemia - incluindo interrupções na produção industrial, crescente insegurança, perda de empregos e volatilidade dos mercados financeiros - terão repercussões sociais, mas irão igualmente afetar diversas outras áreas com consequências difíceis de antecipar. 

Ler mais...

APEE Business Continuity Plan

 

Não parámos. Estamos cá, mas com responsabilidade.
www.apee.pt | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | t: 213 156 734

LinkedIn | Facebook

 

 

 

 

Pesquisar

with passion by softag