SRS 2022 | Securitas

Em novembro de 2022 a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial comemora 20 anos, momento em que realiza o Congresso – 20 anos APEE e a 17.ª edição da Semana da Responsabilidade Social – com o apoio da UN Global Compact Network Portugal.

A Securitas associa-se à comemoração dos 20 anos da APEE enquanto Bronze Sponsor.

Em entrevista, Rui Araújo, Administrador-Delegado da Securitas, afirma que “Os valores que a APEE defende em prol da Ética e da responsabilidade Social, são valores comuns que partilhamos e que estão no ADN da Securitas.”

Quais as razões que levam a Securitas a associar-se à comemoração dos 20 anos da APEE?

Os valores que a APEE defende em prol da Ética e da responsabilidade Social, são valores comuns que partilhamos e que estão no ADN da Securitas. A APEE tem promovido formação e a defesa destas práticas na sociedade e deve continuar a fazê-lo com a mesma determinação como o tem feito.

Como avalia o papel do trabalho da APEE em prol da promoção das boas práticas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade junto do tecido empresarial nestes 20 anos?

A defesa e a promoção da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade é um trabalho exigente, muito necessário e por mais que nos empenhemos, nunca está concluído. A mobilização e o empenho da APEE em fóruns, a participação ativa na criação de referenciais Éticos, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, bem como a formação nestas temáticas junto das empresas, do estado e de outras organizações da sociedade, evidenciou o trabalho da APEE, tornando-o pioneiro em muitas das áreas mencionadas.

O tema da SRS 2022 é “Engenho Humano & Energia”. Irina Bokova, Ex-Secretária-Geral da UNESCO, em 2017 enunciou que “A suprema energia renovável é o Engenho Humano”. Concorda com a premissa de que é no ser humano que reside a solução para as questões em torno da Sustentabilidade? Porquê?

O Grupo Securitas elegeu áreas prioritárias de atuação em termos de sustentabilidade que têm a ação do ser humano como denominador comum. Com efeito, os temas relacionados com a Diversidade, a Segurança e Saúde das Pessoas, a Formação de qualidade, o Meio Ambiente, a Conduta Ética e o maior envolvimento nas atividades da Comunidade, são as 6 áreas eleitas pela empresa, tendo definido objetivos para cada uma delas.

O principal impacto da Securitas na sociedade é contribuir para torná-la mais segura.

O nosso compromisso de promover um desenvolvimento social responsável está por detrás da nossa atuação, temos um impacto muito direto na criação de emprego, nos direitos humanos, na formação e na inclusão do trabalho.

Temos conhecimento que a vossa casa-mãe incorpora na sua estratégia e nas operações diárias os ODS – Objetivos Desenvolvimento Sustentáveis 5, 8, 9 e 16. Relativamente a este tema, quais as prioridades previstas para Portugal?

A Securitas Portugal encontra-se integrada na Divisão Ibero-América. A estratégia de Sustentabilidade desta divisão assenta em dois pilares fundamentais:

Em primeiro lugar alinhar com os princípios e áreas prioritárias do Grupo Securitas, que estabelecerá um conjunto de ações que nos permitem responder às expectativas dos nossos stakeholders, identificando objetivos específicos, em especial ao nível da igualdade de género, do trabalho digno, na inovação do negócio e na melhoria dos standards da indústria.

Por outro lado, a nossa empresa está fortemente envolvida nos desafios que a sociedade enfrenta e apostada em gerar novas oportunidades, como empresa moderna, inovadora e empenhada.

O alinhamento da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, tem por objetivo tornar o mundo um lugar melhor antes de 2030, dando prioridade aos que têm maior relevância para a empresa e para as Partes Interessadas.

Que mensagem deixa aos seus stakeholders em matéria de Responsabilidade Social?

A cooperação dos stakeholders na Comunidade, através da identificação de temas de interesse comuns, que coloquem a pessoa humana e o ambiente como atores e destinatários de relevo na ação daqueles, para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.