SRS 2022| APCER

Em novembro de 2022 a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial comemora 20 anos, momento em que realiza o Congresso – 20 anos APEE e a 17.ª edição da Semana da Responsabilidade Social – com o apoio da UN Global Compact Network Portugal.

A APCER associa-se à comemoração dos 20 anos da APEE enquanto Silver Sponsor.

Em entrevista, José Leitão, CEO da APCER, acredita que “O ser humano é o único ser capaz de determinar o seu próprio destino de maneira racional. A crise energética e de recursos naturais, especialmente hídricos, já é uma realidade. A mudança de comportamento na procura de um mundo sustentável já não é mais uma questão de escolha, mas uma questão de sobrevivência.”

Quais as razões que levam a APCER a associar-se à comemoração dos 20 anos da APEE?

Acreditamos que o Congresso APEE – 20 anos e a 17.ª edição da Semana da Responsabilidade Social vão permitir aumentar a consciencialização para os desafios atuais e futuros, promover a partilha de conhecimento e incentivar as empresas e as organizações a repensarem os seus negócios, modelos de governação e a inovarem os seus processos, com o objetivo de contribuírem para uma sociedade mais sustentável.

Como avalia o papel do trabalho da APEE em prol da promoção das boas práticas de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade junto do tecido empresarial nestes 20 anos?

A APEE tem um papel fundamental na promoção, sensibilização e desenvolvimento da Ética Empresarial, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade junto das organizações e sociedade. Destaco o seu papel como organismo normalizador setorial, onde tem realizado um trabalho notável no desenvolvimento de referenciais normativos de elevada qualidade e essenciais para a padronização de metodologias, com o intuito de tornar as organizações mais resilientes, competitivas e sustentáveis. Temáticas como a responsabilidade social, ética nas organizações, organizações familiarmente responsáveis, bem-estar e felicidade organizacional, finanças sustentáveis e economia circular, são debatidas nas respetivas comissões técnicas numa tónica colaborativa e de partilha de experiências e conhecimento, com o objetivo de criar ferramentas de valor acrescentado para as organizações.

O tema da SRS 2022 é “Engenho Humano & Energia”. Irina Bokova, Ex-Secretária-Geral da UNESCO, em 2017 enunciou que “A suprema energia renovável é o Engenho Humano”. Concorda com a premissa de que é no ser humano que reside a solução para as questões em torno da Sustentabilidade? Porquê?

Nos últimos anos temos assistido a várias catástrofes ambientais, que revelam que o planeta Terra está num processo de transformação constante, porém, acelerado pela própria ação do Homem. O ser humano é o único ser capaz de determinar o seu próprio destino de maneira racional. A crise energética e de recursos naturais, especialmente hídricos, já é uma realidade. A mudança de comportamento na procura de um mundo sustentável já não é mais uma questão de escolha, mas uma questão de sobrevivência.

Por isso, considero que somente a coesão dos valores morais e éticos dos cidadãos com o respeito e o cuidado do ambiente garantirão a mitigação das mudanças climáticas e a sobrevivência das futuras gerações.

A APCER escolheu o tema da ´Pegada Carbónica´ para a vossa sessão coorganizada nesta edição da SRS. No geral, como avaliam o estado das Organizações Portuguesas a este respeito? Há ainda trabalho a ter de ser desenvolvido?

Decorrente dos compromissos nacionais e europeus para a neutralidade carbónica e da crescente preocupação do público e organizações com as alterações climáticas, o cálculo da Pegada de Carbono tornou-se uma das principais ferramentas de gestão ambiental, que permite às organizações determinarem as emissões de gases com efeito de estufa e definirem medidas de compensação, controlo, redução e mitigação das mesmas.

A validação e verificação da pegada de carbono permite uma maior credibilidade na publicação de resultados e metas, a captação de novos clientes e a participação em programas de investimento e concursos, com requisitos em matéria de ambiente.

Os incentivos recentes para a descarbonização e a crescente solicitação pelo mercado têm pressionado as organizações a acelerarem o processo de cálculo das suas Pegadas Carbónicas.

A APCER, consciente da necessidade de acompanhar as organizações no caminho da neutralidade carbónica, disponibiliza um conjunto de serviços que permitem o conhecimento das principais ferramentas de gestão ambiental e a verificação e validação de dados.

Que iniciativas ou projetos estão previstos realizarem em 2023 para envolver e sensibilizar as vossas Partes Interessadas em matéria de Responsabilidade Social?

Tendo como propósito melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida, a APCER tem um papel fundamental na partilha de conhecimento e de experiência junto de todas as partes interessadas e da sociedade em geral. Em 2023 vamos dar continuidade ao processo de sensibilização e divulgação de boas práticas de responsabilidade social, quer através de iniciativas próprias, como pela presença em iniciativas promovidas por entidades de referência no tema, como é o caso da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela APEE. De salientar que na sequência da implementação de um modelo de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, a APCER tem um papel fundamental na extensão de uma cultura de conciliação por toda a sua cadeia de valor.

Que mensagem deixa aos vossos stakeholders, que lhes permita acelerar a sua ação rumo ao Desenvolvimento Sustentável?

A sustentabilidade é da responsabilidade de todos. É uma jornada conjunta e uma oportunidade para inovarmos e construirmos a sociedade do amanhã, reduzindo desigualdades, travando o aquecimento global, produzindo de forma mais sustentável e garantindo o trabalho digno. Acredito que unindo todos os esforços conseguiremos alcançar as metas definidas na Agenda 2030. Na APCER trabalhamos todos os dias para melhorar o desempenho ambiental, social e económico das organizações e reconhecer todas aquelas que desenvolveram esforços neste sentido.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.