ISO e PNUD assinam acordo de colaboração

A Organização Internacional de Normalização (ISO) e o  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram um acordo de colaboração, que destaca o compromisso com o papel das normas internacionais em resposta aos desafios globais da Sustentabilidade. O acordo, primeiro assinado entre as duas organizações, inclui o desenvolvimento da primeira norma internacional que unificará os critérios para documentar e certificar o trabalho que as organizações e as empresas estão a fazer para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Esta é a futura norma ISO 53001, que estabelecerá os requisitos de um sistema de gestão dos ODS das Nações Unidas.

Esta aliança permite aproveitar e combinar o impulso de duas das organizações mais relevantes no mundo, no campo do desenvolvimento sustentável, representando também um passo importante para a harmonização dos padrões de sustentabilidade em todo o mundo.

A Presidente da ISO, Ulrika Francke, afirmou: “Como vemos no ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, alcançar os ODS exige uma verdadeira parceria entre setores. Esta união entre a ISO e o PNUD é uma oportunidade para alavancar as contribuições das organizações para um futuro mais resiliente e equitativo para todos.”

O administrador do PNUD, Achim Steiner, disse: “Ao ajudar a moldar novos padrões de governação para empresas e investidores, o PNUD e a ISO podem garantir que a sustentabilidade e os ODS não sejam apenas uma adição aos negócios, mas uma parte intrínseca da forma como os negócios são conduzidos. Com melhores práticas, alcançaremos melhores resultados para empresas e investidores, e melhores resultados para as pessoas e o planeta.”

O IPQ -Instituto Português da Qualidade, mandatou a APEE – ONS, CT 164, para acompanhar os trabalhos do ISO/PC 343 Management System for UN SDGs , garantindo assim a ligação do tecido empresarial português a esta iniciativa de importância estratégica.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da ONU, que trabalha em cerca de 170 países e territórios, ajuda a: erradicar a pobreza,  reduzir as desigualdades e a exclusão e construir resiliência, para que os países possam prosperar.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.