Webinar “Ai.ethics – Por um futuro de confiança” lança fase de Candidaturas de Reconhecimento do programa

No passado dia 15 de fevereiro, ocorreu o webinar intitulado “Por um Futuro de Confiança“, que marcou o início para a fase das candidaturas para o Reconhecimento Ai.ethics, que se estendem até o final de março.

O evento contou a participação de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e Secretário-geral da United Nations Association – UNA Portugal, que introduziu e apresentou o programa, dirigindo as suas palavras de boas-vindas às mais de quarenta pessoas que assistiram ao evento online. Contextualizou o Ai.ethics na Recomendação da Unesco sobre a Ética na Inteligência Artificial (IA), publicada em 2021, destacando a importância crescente da IA e a necessidade de construir confiança em torno da mesma, tanto nas organizações como na sociedade em geral. Para tal, e para que Portugal não perca as oportunidades que os sistemas de IA oferecem, é necessário sensibilizar a sociedade para a importância da dimensão ética e apoiar as organizações na implementação de uma governação destes sistemas alicerçada em princípios éticos.

O painel que se seguiu contou com a presença de Gabriel Osório de Barros, do Gabinete de Estratégia e Estudos, do Ministério da Economia e do Mar, de Francesco Costigliola, da Caixa Geral de Depósitos e ainda de Paulo Novais, da Universidade do Minho. Sob a moderação de Mário Parra da Silva, os intervenientes partilharam os seus valiosos contributos sobre a IA e o seu potencial benefício para as pessoas, a economia e a sociedade no seu todo, para além das preocupações éticas que são significativas.

A formação e experiências diversificadas dos três intervenientes enriqueceram muito o diálogo que espontaneamente se gerou. A partir das diferentes perspetivas de cada um, abordou-se o estado atual da IA em Portugal e a sua crescente integração em várias áreas. Todos concordaram na importância do país não desperdiçar este momento histórico e que se possa retirar o maior benefício possível desta tecnologia. O diálogo centrou-se sobretudo nos desafios éticos inerentes, assim como na necessidade de que os sistemas de IA sejam concebidos e utilizados sempre na perspetiva de colaboração com o ser humano, sob a supervisão deste e orientados sempre para o seu bem.

Após o painel, seguiu-se a intervenção de Gonçalo Teixeira Diniz, Vogal da Direção e Project Manager da APEE, que apresentou o Reconhecimento Ai.ethics. Destacou que este Reconhecimento, em forma de selo, visa atestar a maturidade na governação de sistemas de IA, considerando dimensões de segurança, legais e, principalmente, éticas e sustentáveis. A abertura das candidaturas para este Reconhecimento representa uma nova etapa no programa Ai.ethics, com o objetivo de promover a confiança na IA entre todas as partes interessadas. A partir de imagens do próprio website dedicado a este programa, deu algumas explicações sobre o Reconhecimento e as etapas em que o mesmo decorre.

Para além da riqueza de conteúdos abordados, este Webinar marcou, de facto, o início da nova fase do programa Ai.ethics, que pretende contribuir para um “Futuro de Confiança”.

Reveja o webinar aqui.

Contactos

  • Sede

    Avenida João Crisóstomo nº 62 r/c dtº 
    1050-0128 Lisboa, Portugal

    t. +351 213 156 734
    m. +351 912 549 787
    [email protected]

  • Delegação

    Espaço Multigeracional - Incubadora de Empresas de Águeda
    Rua Luís de Camões, nº 64
    3750-159 Águeda, Portugal
    t. +351 912 549 787

© APEE. All rights reserved. Powered by Webiton.